sexta-feira, 1 de março de 2013

Acordes melodiosos: o início

Ao contrário do que acontece com a maioria das pessoas, principalmente durante a sua adolescência e juventude, eu nunca percebi grande coisa de música nem nunca fui grande "paranóica" com nenhuma banda, cantor ou grupo. Mais do que gostar do repertório total de um músico qualquer, gostava de músicas de muitos músicos diferentes.

Gostava dos Bon Jovi, Kelly Family, Pedro Abrunhosa, Laura Pausini, Rui Veloso e de tantos e tantos outros e de tantas e tantas músicas todas muito diferentes. Havia também a música clássica, com a qual cresci inicialmente não por escolha minha :) O meu pai ADORA e percebe imenso de música clássica. Lá em casa sempre foi o estilo de música que mais se ouvia e era frequentar ele acordar-nos aos domingos de manhã (a mim e à minha irmã) com música clássica no volume máximo. Durante muito tempo detestava acordar daquela maneira pois cismava que não gostava de nenhuma. Até que numa dessas manhãs, ao acordar, dei por mim a pensar "porque é que não é aquela música bonita?". E foi ai que percebi que afinal até gostava de alguma coisa. Essa música era a Abertura sinfónica da Cavalleria Rusticana. Hoje em dia esta ainda é a minha ópera favorita.

Agora, já crescida, a minha relação com a música não é muito diferente de quando era mais nova. Por norma não passo horas a fio a ouvir música e os meus gostos já não são bem os mesmos. Não faço a menor ideia de há quantos anos é que não ouço uma música da Laura Pausini ou dos Kelly Family, por exemplo, e o que conheço dos Bon Jovi não é muito diferente do que conhecia na altura, já para não dizer que hoje em dia já não lhes acho tanta piada (apesar de que há uma ou outra música que ficaram). Nos dias de hoje continuo a gostar de muitas músicas de muitos músicos diferentes e gosto cada vez mais de música clássica. Mas há 4 ou 5 anos atrás descobri alguém de quem simplesmente adoro praticamente todas as músicas. Essa cantora é a Katie Melua e quando ouvi pela primeira vez uma  música dela parecia uma maluquinha, não consegui parar de ouvir todas as outras músicas logo de seguida e só pensava "eu gosto de todas!". Nessa tarde vivi um daqueles momentos de música que devia ter vivido na adolescência. Mas nunca é tarde demais :)

Posto isto, criei a página Acordes melodiosos onde vou reunindo todos os posts relacionados com música que aqui publicar.

Sem comentários:

Enviar um comentário